Antecipação de recebíveis: vale a pena o investimento?

Antecipação de recebíveis: vale a pena o investimento?

Algumas empresas possuem uma gestão financeira confortável. E mesmo assim, desejam aumentar as fontes de receita e gerar novas oportunidades […]

Algumas empresas possuem uma gestão financeira confortável. E mesmo assim, desejam aumentar as fontes de receita e gerar novas oportunidades junto a sua cadeia de fornecedores ou de clientes. Geralmente essas empresas faturam alto e são consideradas referência no seu mercado de atuação.

 

Por que devemos falar sobre antecipação de recebíveis?

Imagine essa situação: Uma grande empresa que comercializa um volume alto de produtos (predominantemente alimentícios) utiliza uma plataforma de relacionamento com toda a sua cadeia de fornecedores.

Nessa plataforma a empresa consegue identificar e gerenciar todo o planejamento de vendas e de pagamentos que acordou com cada um deles, inclusive compras parceladas.

Em determinados casos, alguns fornecedores (de pequeno e médio porte, no geral) precisam de mais dinheiro em caixa e sinalizam a intenção de antecipar os valores das vendas realizadas a prazo.

Um exemplo claro

A empresa avalia o montante que ainda precisa pagar e negocia o valor de antecipação. Por exemplo, se o acordo envolvia o pagamento de três parcelas de R$ 50.000 (R$150.000 no total), pode negociar para pagar tudo agora com desconto que seja vantajoso para ambos.

Essa estratégia (conhecida no mercado de Supply Chain Finance) é vantajosa para todos os envolvidos, mas vamos destacar os benefícios que as grandes empresas ou âncoras (como também são chamadas) têm ao oferecer isso para a sua cadeia de relacionamento:

  • Aumenta o retorno do capital (no geral, a taxa de desconto costuma ser mais vantajosa que as taxas de aplicação do mercado);
  • Paga menos pelos produtos que comprou;
  • Melhora a saúde financeira do fornecedor;
  • Mantém a sua cadeia produtiva fortalecida;
  • Possibilita a geração de novas fontes de receita, por meio do financiamento da cadeia de fornecedores
  • Melhora o poder de negociação com as instituições financeiras, nos casos onde elas precisam entrar no processo de antecipação.

Achou interessante?

Entenda o que é importante considerar ao utilizar este tipo de estratégia:

  • Utilize soluções de mercado que permitam melhorar o relacionamento entre a sua empresa e seus fornecedores e que, consequentemente, ofereçam essa funcionalidade. A tecnologia é uma grande aliada nisso e muitas opções já funcionam de modo online;
  • Busque soluções confiáveis no mercado e com as certificações exigidas pelo ramo de atuação
  • Teste e tire todas as suas dúvidas, para garantir que sua expectativa será atendida.

Fonte: Nexxera

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