Algumas empresas possuem uma gestão financeira confortável. E mesmo assim, desejam aumentar as fontes de receita e gerar novas oportunidades […]
Algumas empresas possuem uma gestão financeira confortável. E mesmo assim, desejam aumentar as fontes de receita e gerar novas oportunidades junto a sua cadeia de fornecedores ou de clientes. Geralmente essas empresas faturam alto e são consideradas referência no seu mercado de atuação.
Por que devemos falar sobre antecipação de recebíveis?
Imagine essa situação: Uma grande empresa que comercializa um volume alto de produtos (predominantemente alimentícios) utiliza uma plataforma de relacionamento com toda a sua cadeia de fornecedores.
Nessa plataforma a empresa consegue identificar e gerenciar todo o planejamento de vendas e de pagamentos que acordou com cada um deles, inclusive compras parceladas.
Em determinados casos, alguns fornecedores (de pequeno e médio porte, no geral) precisam de mais dinheiro em caixa e sinalizam a intenção de antecipar os valores das vendas realizadas a prazo.
Um exemplo claro
A empresa avalia o montante que ainda precisa pagar e negocia o valor de antecipação. Por exemplo, se o acordo envolvia o pagamento de três parcelas de R$ 50.000 (R$150.000 no total), pode negociar para pagar tudo agora com desconto que seja vantajoso para ambos.
Essa estratégia (conhecida no mercado de Supply Chain Finance) é vantajosa para todos os envolvidos, mas vamos destacar os benefícios que as grandes empresas ou âncoras (como também são chamadas) têm ao oferecer isso para a sua cadeia de relacionamento:
- Aumenta o retorno do capital (no geral, a taxa de desconto costuma ser mais vantajosa que as taxas de aplicação do mercado);
- Paga menos pelos produtos que comprou;
- Melhora a saúde financeira do fornecedor;
- Mantém a sua cadeia produtiva fortalecida;
- Possibilita a geração de novas fontes de receita, por meio do financiamento da cadeia de fornecedores
- Melhora o poder de negociação com as instituições financeiras, nos casos onde elas precisam entrar no processo de antecipação.
Achou interessante?
Entenda o que é importante considerar ao utilizar este tipo de estratégia:
- Utilize soluções de mercado que permitam melhorar o relacionamento entre a sua empresa e seus fornecedores e que, consequentemente, ofereçam essa funcionalidade. A tecnologia é uma grande aliada nisso e muitas opções já funcionam de modo online;
- Busque soluções confiáveis no mercado e com as certificações exigidas pelo ramo de atuação
- Teste e tire todas as suas dúvidas, para garantir que sua expectativa será atendida.
Fonte: Nexxera